top of page

Convidados 

Ana Maria Costa de Araújo Lima

​

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestrado em Romance Languages - University of Georgia (1992) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). É professora de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco e atua na coordenação do PIBID Letras/Português UFPE, juntamente com Ângela Dionísio e Suzana Cortez (2014-2017). Também atua como professora e orientadora no Profletras UFPE. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, com foco principalmente nos seguintes temas: descrição da língua portuguesa, ensino de língua portuguesa, sintaxe, produção textual e avaliação de material didático. Acerca desses temas tem publicado textos, realizado pesquisas e ministrado cursos.

​

Fonte: http://lattes.cnpq.br/9706476458043027

Andrea Tereza Brito Ferreira​

​

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Pós-doutorado em Educação pela Université Paris 8 (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, alfabetização e formação de professor. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem

​

Fonte: http://lattes.cnpq.br/2247700805465174

Clecio dos Santos Bunzen Júnior​

​

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado (2005) e doutorado (2009) em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Foi professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando também como colaborador no Programa de Pós-Graduação em Linguistica da UFSCAR, na linha de pesquisa "Ensino e aprendizagem de língua". Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, letramento escolar, ensino da leitura e da escritura, conhecimentos linguisticos e gêneros do discurso. Tem experiências com formação continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental I e II e Médio. Seus projetos atuais de pesquisa são: "Processos discursivos de sistematização e de (re)construção de conhecimentos sobre a linguagem escrita em turmas de 4º e 5º anos do ensino Fundamental" (CNPq, 409753/2013-0) e "Temas (meta)linguísticos e não linguísticos nos livros didáticos de Português do Ensino Fundamental II (1980-2015)". Organizador das seguintes obras: "Português no Ensino Médio e Formação de Professores" (Editora Parábola), "Múltiplas Linguagens no Ensino Médio" (Editora Parábola" e "Livro Didático de Português: políticas, produção e ensino" (Editora Pedro & João).

​

Fonte: http://lattes.cnpq.br/3757050031013762

​

Denise Lino de Araújo

​

É professora associada da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e nos Programas de Pós-graduação em Linguagem e Ensino e em Design da mesma IFES. Tem formação em Linguística Aplicada, numa vertente mestiça e indisciplinar, construída nos Pós-doutorado em Educação, feito no GECC FAE/UFMG, 2012-2013; no Doutorado em Educação, USP 2004; no Mestrado em LA, pela Unicamp, em 1995; na Especialização em LA pela PUC MG, em 1993, e na graduação em Letras/Português, pela UFPB em 1991. Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de português como língua materna, em especial no Ensino Médio, os letramentos múltiplos na escola e a formação de professores de Português. Suas pesquisas, atualmente, focalizam objetos de ensino, formação de professores e o ENEM, no âmbito das quais orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Membro do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino e do GT da ANPOLL Ensino e a Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada.

​

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5542241458634614

​

Eliana Borges Correia de Albuquerque

​

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco(1989), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco(1994), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2002) e pós-doutorado pela Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis(2010). Atualmente é Professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:apropriação, leitura, professor, ensino. 

​

Fonte:  http://lattes.cnpq.br/0377713500986284

Elisabeth Marcuschi​

​

Mestre (1986) e doutora (2004) em Letras (área de concentração - Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco, é atualmente Professora Associado 4 da UFPE e atua, na graduação e na pós-graduação em Letras. Desenvolve pesquisas em Linguística Aplicada, principalmente sobre Produção textual/ Livro didático de língua portuguesa/ Gêneros textuais (ensino, aprendizagem, características, avaliação, formação do professor). É pesquisadora do CEEL e do CEALE. É líder do Núcleo de Avaliação e Pesquisa Educacional, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, certificado pela UFPE. Integra, desde 2013, o corpo docente do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da UFPE.

​

Fonte: http://lattes.cnpq.br/0311564935545379

Ivanda Maria Martins Silva 

​

Graduada em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), Especialização em Literatura Brasileira pela UFPE (1995), Especialização em Educação Continuada e a Distância pela UNB (2011), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professora na categoria Adjunto IV, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atuando na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE. Também exerce a função de Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância da UFRPE/UAB. É docente no Curso de Licenciatura em Letras a distância da UFRPE e no Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia em Educação a Distância (PPGTEG) da UFRPE. Tem experiência como professora autora, atuando na elaboração de materiais didáticos para cursos na modalidade a distância, realizados pela UFRPE e pela Universidade de Pernambuco/UPE. Tem experiência nas áreas de Educação a Distância, Letras/Linguística, com publicações sobre: Educação a Distância, letramento digital, leitura e produção de textos, literatura na escola, ensino de literatura, literatura pernambucana, teoria literária. Desenvolve atualmente pesquisas sobre formação de professores para Educação a Distância, materiais didáticos para EAD e práticas de letramento digital. Contato: martins.ivanda@gmail.com

​

Fonte:  http://lattes.cnpq.br/8436216704557833

Maria Amélia Dalvi Salgueiro​

​

É licenciada e mestra em Letras e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde trabalha como professora, na graduação e na pós-graduação em Educação e em Letras. Interessa-se, principalmente, por questões relacionadas à educação literária e às inter-relações entre impressos, leitura e literatura. É autora de Drummond: O amor natural toma parte no projeto poético-pensante (Vitória: Edufes, 2009) e Drummond: a invenção de um poeta nacional pelo livro didático (Vitória: Edufes, 2011), e é co-organizadora de A crítica literária: percursos, métodos, exercícios (Vitória: PPGL, 2009), Leitura de literatura na escola (São Paulo: Parábola, 2013) e de Bravos Companheiros e Fantasmas: estudos críticos sobre o autor capixaba (vol. 5) (Vitória: Edufes, 2014). Coordena, no âmbito da Ufes, Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e a Universidade de Passo Fundo (2014-2018), investigando espaços, contextos e materialidades da leitura junto a estudantes universitários. Fundou e coordena o Grupo de Pesquisa Literatura e Educação (www.literaturaeeducacao.ufes.br). Atuou em projetos e programas públicos para o livro, a leitura, a literatura e a formação de professores, e tem experiência na assessoria, elaboração e revisão de avaliações aplicadas por instituições e redes de educação pública. As palavras-chave de sua produção são: educação literária / ensino de literatura; leitura; literatura brasileira; literatura infantil e juvenil; livro didático; e Carlos Drummond de Andrade. E-mails: mariaameliadalvi@gmail.com ou maria.dalvi@ufes.br.

​

Fonte:  http://lattes.cnpq.br/9399371418356916

Maria Auxiliadora Bezerra​

​

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (1973), mestrado em Etudes Romanes, pela Université de Toulouse- le Mirail (1979) e doutorado em Etudes Romanes, ênfase em Sociolinguística e Dialetologia Românicas, pela mesma Université de Toulouse-le Mirail (1981). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua na Graduação em Letras e em Curso de Especialização. Faz parte do conselho editorial da Revista Brasileira de Linguística Aplicada (ABLA) , da revista Ao Pé da Letra (UFPE), da revista InterteXto (UFTM), da revista Leia Escola e Letras Raras (UFCG), entre outras. É membro da Coodernação Editorial da Coleção Leituras Introdutórias em Linguagem, publicada pela Editora Cortez (SP). Atua principalmente na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo trabalhos com os seguintes temas: ensino de língua materna, leitura/escrita e ensino de texto, vocabulário, avaliação da aprendizagem.Tem orientado pesquisas de iniciação científica e monografias de conclusão de curso de graduação e de especialização, participado de bancas examinadoras de mestrado e doutorado. Em relação à produção acadêmica, tem publicado livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e em anais de eventos nacionais e internacionais.

​

Fonte:  http://lattes.cnpq.br/8478129683261997

Maria Irandé Costa Morais Antunes​

​

Graduada em Línguas Neolatinas pela Universidade Federal do Ceará (1993), é mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa (1993), com tese defendida sobre a coesão do texto. Atualmente é professora e pesquisadora da UFCE, especialista em Língua Portuguesa, junto à Secretaria de Educação de Pernambuco, e especialista em Língua Portuguesa,  junto ao Ministério da Educação. Como professora e pesquisadora, exerce ampla atividade de divulgação científica, sobretudo, junto a professores de Língua Portuguesa, em cursos, palestras e debates em torno de temas como: língua, texto e discurso, gêneros textuais, produção escrita, leitura e formação de professores.

​

Fonte: http://lattes.cnpq.br/0561353796340185

Maria da Graça Ferreira da Costa Val​

​

Tem graduação em Letras pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Língua Portuguesa pela UFMG (1987) e doutorado em Educação pela UFMG (1996). Foi professora de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da UFMG de 1978 a 2003. Atualmente, aposentada, é professora pesquisadora na mesma universidade, trabalhando na coordenação de projetos desenvolvidos pelo Ceale (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita) da FaE (Faculdade de Educação) da UFMG. Tem publicações e experiência profissional nas áreas de Educação e Ensino de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes campos: alfabetização, letramento, leitura, produção de textos, reflexão lingüística, livro didático, formação de professores.

​

Fonte:   http://lattes.cnpq.br/0639511566154978

bottom of page